PR recebe em Brasília dirigentes da Ucrânia, Guiné-Bissau e Argélia
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu este sábado, na cidade de Brasília, a primeira vice-primeira ministra da Ucrânia, Yuliia Svyrydenko. JLo recebeu ainda, em audiências separadas, no Hotel Royal Tulip, em Brasília, o homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e um enviado do Presidente da Argélia.
A governante ucraniana chefia a delegação do seu país que participará hoje, 1 de Janeiro, no programa de investidura do Presidente eleito do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.
De acordo com Yuliia Svyrydenko, as razões para o encontro, além de informar sobre a situação do conflito no seu país, que está a causar inúmero sofrimento ao povo ucraniano, bem como o seu impacto à economia no mundo, foi o de estreitar relações de cooperação entre os dois países.
No final da audiência, a ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzy Barbosa, defendeu, em entrevista à imprensa angolana destacada em Brasília, a urgência do reforço da cooperação económica entre os países de língua portuguesa, tendo em conta a “iminência de uma possível situação de insuficiência alimentar no mundo”.
De acordo com Suzy Barbosa, esta aproximação poderá ser concretizada numa reunião, que deverá acontecer já este mês, numa altura em que Angola e a Guiné-Bissau estão na liderança da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), respectivamente.
Na segunda audiência, o Chefe de Estado angolano passou em revista a cooperação com a Argélia, em conversa com o presidente do Parlamento daquele país africano, Brahim Boughali.
Em declarações à imprensa no final do encontro, Ibrahim Boughali referiu que a cooperação a nível económico e político “deixa um pouco a desejar”, um ponto de vista também manifestado pelo Presidente João Lourenço.
“Abordámos com o Presidente novas formas para podermos levar a um outro patamar esta cooperação”, avançou o chefe da Casa das Leis da Argélia, que disse ter saído da audiência satisfeito.
No quadro da necessidade do reforço da cooperação, Brahim Boughali anunciou a realização de um encontro, no primeiro semestre deste ano, período em que o Presidente da República de Angola poderá efectuar uma visita oficial à República da Argélia.
“Estamos com a missão de trabalhar no sentido diplomático para podermos facordar uma data em que o Presidente da República poderá concretizar esta visita”, anunciou Ibrahim Boughali, para quem as relações dos dois países devem agora tomar um ritmo diferente do que tiveram até agora.
“Tivemos uma conversa franca e aberta e esta é a segunda vez que sou recebido pelo Presidente da República de Angola”, referiu.
O presidente do Parlamento da Argélia, Brahim Boughali, informou que a conversa com o Chefe de Estado angolano girou em torno da necessidade unânime de elevar o patamar de cooperação entre os dois países, nos mais variados domínios.
João Lourenço está desde a tarde de sexta-feira em Brasília, onde assiste, hoje, à cerimónia de investidura de Luiz Inácio Lula da Silva como novo Presidente do Brasil.