PR elege Sudão como prioridade na presidência da União Africana
O Presidente do MPLA, João Lourenço, disse esta segunda-feira, em Luanda, que elegeu a situação no Sudão para o “topo das prioridades” da sua agenda de trabalho quando assumir a presidência da União Africana, em Fevereiro de 2025.
Durante o seu discurso, no oitavo congresso do MPLA, a decorrer de 16 a 17 deste mês de Dezembro, enquanto líder do partido no poder, João Lourenço realçou o trabalho para o fim do conflito nos Grandes Lagos, que opõe da República Democrática do Congo (RDC) ao Ruanda e falou de outros conflitos na região que estarão na sua agenda.
“A situação no Sudão estará no topo das prioridades da minha agenda, logo que assumir a presidência da União Africana, em Fevereiro de 2025″, disse João Lourenço.
De acordo com o Correio da Kianda, em tom de preocupação, o presidente avançou que o conflito na RDC, que dura há vários anos, desestabiliza toda região rica em recursos minerais, que numa situação de paz deviam contribuir para o desenvolvimento económico e social daqueles países.
Este domingo, 15, Luanda deveria acolher a Cimeira Tripartida sobre a situação de Paz e de Segurança no Leste da República Democrática do Congo, mas segundo o Ministro das Relações Exteriores, Téte António, a cimeira tripartida foi adiada, apesar do acordo entre as partes ter sido negociado a 99 por cento, devido a falta de condensação de alguns pontos.