População chinesa começa a diminuir antes de 2025

O número de novos nascimentos em 2021 é o mais baixo das últimas décadas em várias províncias, fruto de “um longo período de baixa taxa de fertilidade”, segundo especialistas.

A população da China deverá começar a diminuir antes de 2025, revela o jornal chinês Global Times, que aponta que os dados sobre a natalidade de 2021, divulgados por 29 províncias e regiões da China, mostraram que o número de novos nascimentos do último ano é o mais baixo das últimas décadas em várias províncias.

O jornal revela que foi em Guangdong, Henan, Shandong, Sichuan, Hebei, Anhui, Guangxi, Jiangsu, Hunan e Guizhou que nasceram mais crianças, mas apenas seis em dez destas províncias viram o número de nascimentos exceder os 500 mil. Guangdong foi a única província onde nasceram mais de um milhão de bebés.

Na província de Hunan foi a primeira vez em mais de 60 anos que o número ficou abaixo de 500 mil. Já em Henan, desde 1978 que não nasciam menos de 800 mil bebés e em Jiangxi o número ficou abaixo dos 400 mil pela primeira vez desde os anos 50.

De acordo com Yang Wenzhuang, chefe da população e assuntos familiares da Comissão Nacional de Saúde da China, é expectável que a taxa de crescimento da população total do país entre num crescimento negativo em 2021-2025.

Especialistas explicaram que “este é o resultado inevitável de um longo período de baixa taxa de fertilidade”. “Pode prever-se que a taxa de natalidade da China continuará a diminuir durante mais de um século”, acrescentou Huang Wenzheng, especialista em demografia e investigador sénior do Centro para a China e Globalização.

A China registou, em 2021, um recorde mínimo de nascimentos – nasceram 10 milhões de crianças, em comparação com 12 milhões em 2020, segundo dados oficiais. É a taxa de natalidade mais baixa desde 1949, altura em que o departamento de estatísticas começou a reunir estes dados.

A população da China tem crescido ao seu ritmo mais lento desde 1960. De acordo com o Gabinete Nacional de Estatística, a taxa de natalidade caiu de 8,52 nascimentos por mil pessoas, em 2020, para 7,52, em 2021.

Já a taxa de crescimento natural da população baixou de 1,45 para 0,34 por cada mil pessoas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...