PAN em Ankara para o reforço da cooperação com a Turquia
A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, encontra-se, desde domingo, na Turquia, para o reforço da cooperação parlamentar entre os dois países.
Carolina Cerqueira, que se encontra naquele país a convite do seu homólogo, Numan Kurtulmus, vai depositar uma coroa de flores no Mausoléu do fundador da nação, Mustafa Kemal Ataturk, seguido da participação numa plenária na Casa das Leis da Turquia e de uma visita guiada as instalações, incluindo a zona afectada pelos bombardeamentos, aquando da tentativa de golpe de Estado, de 15 de Julho de 2016.
A delegação parlamentar angolana terá ainda sessões, ao nível de grupos parlamentares, e será honrada com um jantar oferecido pelo Presidente do Grupo de Amizade Parlamentar Turquia-Angola, estando igualmente previstos encontros ao mais alto nível da hierarquia do Estado Turco.
A delegação parlamentar angolana integra os deputados Virgílio Tyova e Liberty Chiaka, presidentes dos grupos parlamentares do MPLA e da UNITA, respectivamente, assim como Alcides Sakala Simões, presidente da Comissão de Relações Exteriores, e Norberto Fernandes dos Santos e Carla Cativa.
Antes de deixar a Turquia, a delegação angolana desloca-se à Istambul para uma jornada de trabalho de caracter sócio-cultural, que inclui visitas a locais históricos como a Basílica de Santa Sofia e o Palácio Dolmabahce.
A sua chegada a Ankara, Carolina Cerqueira disse que os dois países possuem algumas semelhanças em relação a representação feminina nos respectivos parlamentos.
Carolina Cerqueira adiantou que a delegação angolana vai aproveitar a oportunidade para transmitir a experiência angolana, no domínio da resolução de conflitos e promoção da paz e da concórdia.
As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980. Os dois países têm acordos de cooperação nos domínios do comércio, agricultura, educação, cultura, defesa, justiça, desportos, pescas, ciência e tecnologia, petróleo e gás e indústria.
Em Angola, a Turquia tem investimentos nas províncias de Luanda e Uíge, nas áreas da indústria, comércio, educação e construção civil.