Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em relação à criança estão comprometidos, refere a UNICEF

O alerta vem da UNICEF e foi hoje, segunda-feira, dia 18 de Setembro, divulgado em forma de relatório. Mais de metade dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2030 relacionados com os direitos das crianças estão atrasados. São quase dois mil milhões de menores que estão em causa em 140 países.

Há sete anos o mundo comprometeu-se a erradicar a pobreza, a fome, a desigualdade e a garantir que todos, essencialmente as crianças, tivessem acesso a serviços básicos de qualidade, refere a UNICEF. Mas, a meio caminho da meta, estamos a ficar sem tempo para transformar a promessa dos ODS de 2030 em realidade.

Países como Camboja, Índia, Marrocos, Ruanda e Uganda, apresentaram um empenho consistente com vários objectivos relacionados com crianças, mas ainda têm muito caminho pela frente. Os objectivos relacionados com a proteção de danos, aprendizagem e uma via sem pobreza são os que estão mais distantes das metas traçadas.

Os países mais atrasados terão de acelerar o progresso para níveis historicamente sem precedentes, alerta a UNICEF, que pede aos países que coloquem as crianças no centro das agendas nacionais. Em concreto, a UNICEF elenca, no caminho do cumprimento da Agenda 2030, compromissos políticos e aumento significativo da despesa em áreas como a saúde, a educação e a proteção social, metas ambiciosas, realistas e adaptadas aos contextos locais, prioridade ao conhecimento e estabelecimento de parcerias sólidas.

O relatório refere que a manter-se este ritmo apenas 60% dos objectivos serão alcançados em 2030, representando unicamente 25% das crianças em todo o mundo. “Para trás irão ficar novecentos milhões de crianças em 140 países”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...