Nangolo Mbumba toma posse como novo Presidente da Namíbia

Nangolo Mbumba tomou posse, ontem à tarde, em Windhoek, como novo Presidente da República da Namíbia, na sequência da morte do Presidente Hage Gottfried Geingob.

Nangolo Mbumba, que passa a ser o quarto Presidente da Namíbia e por imperativo constitucional, era até então vice- Presidente da República, cargo que deixa para Netumbo Nandi Ndeitwa.

Hage Geingob morreu, nas primeiras horas de ontem, Domingo, por doença aos 82 anos. Estava internado no Hospital Lady Pohama em Windhoek, após ser diagnosticado com cancro. A causa da morte não foi, porém, anunciada mas um exame médico regular realizado no início de Janeiro deste ano revelara que o chefe de Estado tinha cancro.

Geingob foi o terceiro Presiden- te da Namíbia, país que se tornou independente, em 21 de Março de 1990, quando deixou de ser politicamente controlado pela África do Sul.

O segundo Presidente do país vizinho de Angola foi Hifikepunye Lucas Pohamba que governou de 2005 a 2015, depois de suceder a Sam Nujoma, primeiro Chefe de Estado namibiano. Primeiro-ministro da Namíbia por duas vezes (1990-2002 e 2012-2015, Geingob chegou ao poder, em Março de 2015, antes de ser reeleito, em 2019.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...