Morreu Steve Albini, lenda do indie rock

Morreu Steve Albini, ícone do indie rock enquanto produtor/engenheiro, dos Nirvana a PJ Harvey, e enquanto músico, nos Shellac e nos Big Black. Contava 61 anos.

Albini não resistiu a um ataque cardíaco, no seu estúdio, o Electrical Audio, em Chicago, nos Estados Unidos, avança a Pitchfork.

No seu currículo enquanto produtor/engenheiro estão discos clássicos como In Utero, onde os Nirvana gritaram contra o mainstream onde foram metidos, Surfer Rosa, dos Pixies, e Rid of Me, de PJ Harvey.

“Conhecido pela sua filosofia de gravação naturalista e seus métodos de trabalho meticulosamente analógicos”, como diz o site do Electrical Audio, Steve Albini não se via como produtor porque dizia que o seu trabalho consistia em captar os artistas na sua essência.

A morte de Albini acontece uma semana antes da data de lançamento de To All Trains, o primeiro álbum dos Shellac numa década. A banda tinha concerto marcado para o Primavera Sound, do Porto, em Junho, cumprindo a tradição de actuar naquele festival e no homólogo barcelonense.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...