Morreu ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Roselynn Carter

Rosalynn Carter, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, mulher de Jimmy Carter, morreu este domingo, dia 19. A informação foi divulgada pelo Carter Center — organização sem fins lucrativos mantida pelo casal. Roselynn, faleceu pacificamente com a família ao seu lado na sua casa em Plains, no estado norte-americano da Geórgia, conforme informou o centro em comunicado. Contava 96 anos.

A referida instituição anunciou na sexta-feira, dia 17, que a ex-primeira-dama havia sido internada e havia começado a receber cuidados paliativos. Em Maio, foi-lhe diagnosticada demência. O seu marido começou a receber cuidados paliativos domiciliares em Fevereiro de 2023, após uma série de internações hospitalares.

Como primeira-dama, Rosalynn trabalhou incansavelmente em prol da reforma da saúde mental e profissionalizou o papel de esposa do presidente. Sobre ela, disse Jimmy Carter: “Rosalynn foi minha parceira em tudo o que conquistei. Dei-me uma orientação sábia e incentivo quando precisei. Enquanto Rosalynn existiu, sempre soube que alguém me amava e me apoiava.”

Jimmy Carter foi derrotado de forma esmagadora por Ronald Reagan quatro anos após ser eleito, em 1980. O seu único mandato na Casa Branca incluiu a celebração de um raro acordo de paz entre Israel e o Egito que continua até hoje, mas também foi marcado pelo aumento da inflação e pela crise dos reféns no Irã. Durante tudo isso, Rosalynn esteve ao seu lado e muitas vezes sussurrava em seu ouvido.

Os Carter redefiniram e revolucionaram a pós-presidência e, através dos seus esforços conjuntos, trabalharam pela paz mundial e pelos direitos humanos em nome do The Carter Center, uma organização não governamental sediada em Atlanta, fundada para “promover a paz, combater doenças e construir esperança”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...