Morreu a antiga primeira-dama do Gana, reconhecida pela seu trabalho a favor do parto gratuito

Theresa Kufuor, a antiga primeira-dama do Gana, morreu ontem, 1 de Outubro, tranquilamente na sua casa, em Peduase, informou a família. Contava 87 anos.

“O seu afecto, bondade e graça eram excecionais”, afirmou o actual presidente do país num depoimento efectuado hoje, segunda-feira, dia 2 de Outubro.

Nascida a 25 de outubro de 1935, em Kumasi, no Gana, teve uma reconhecida carreira como parteira e ganhou a admiração dos ganeses por manter um perfil modesto ao longo dos seus oito anos de vida pública como primeira-dama.

Em 1962, casou-se com o antigo Presidente John Kufuor, depois de se terem conhecido num baile de aniversário do Dia da República em Londres, no ano anterior.

Theresa foi Primeira-Dama do país de Janeiro de 2001 a Janeiro de 2009 e é recordada pelo seu trabalho dedicado à promoção dos cuidados de saúde materno-infantis no Gana.

Os seus esforços de sensibilização foram fundamentais para a introdução de uma política de assistência gratuita ao parto, que reduziu significativamente as taxas de mortalidade materna e infantil no país.

Em 2007, defendeu a reforma política para a implementação do programa de Ensino Básico Universal Obrigatório e Gratuito (FCUBE) da Unesco para crianças em idade pré-escolar.

Theresa Kufuor deixa marido e cinco filhos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...