Malema quer mudar nome, símbolo e cores dos Springboks
O líder do partido sul-africano Economic Freedom Fighters (EFF), Julius Malema, disse, no domingo, dia 5, no encerramento de um encontro das bases do partido que teve lugar na província de Gauteng, que os Springboks – nome pela qual é conhecida a selecção de rugby da África do Sul – devem mudar de nome e de símbolos.
“Não tenho nenhum problema com o rugby. Gosto muito de rugby. Mas os Springboks são um símbolo do apartheid. Não se pode dizer “temos de eliminar os símbolos do apartheid” e manter o nome Springboks, o emblema Springboks e as cores que foram utilizadas durante o apartheid pelos brancos.” E continuou: “Não podemos apoiar os mesmos símbolos que suportaram Malan, Verwoerd, Botha, De Klerk [nomes de líderes do apartheid]. Os Springboks têm de desaparecer. A equipa nacional terá um novo nome, novas cores e um novo emblema que representará a nossa democracia”, referiu Malena, saudado por milhares de militantes.
Refira-se que muita gente na África do Sul criticou o líder do partido de esquerda EFF, após este ter retirado publicamente o seu apoio à equipa campeã do mundo.
Recorde-se que, inicialmente, Julius Malema, tal como muitos outros, elogiou os Springboks, mas depois, atribuiu a culpa a um “lapso de consciência política”, dizendo que, apesar de adorar râguebi, não pode apoiar a equipa nacional, a menos que esta seja reformulada.