Mais de 200 cooperativas de jovens agricultores recebem financiamento

Mais de 200 cooperativas agrícolas em todo o país vão beneficiar de financiamento fruto de uma parceria com o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
O anúncio é do secretário-geral da Associação dos Jovens Agricultores e Camponeses de Angola.
Dalton Cabeia afirmou, no sábado, em Ndalatando, província do Cuanza-Norte, que o objectivo é alavancar o sector da Agricultura no país com vista a contribuir para a cadeia alimentar das populações.
Segundo o responsável, essa parceria com o FADA visa beneficiar mais de 200 cooperativas e permitir que hajam mecanismos de acesso ao crédito.
Por outro lado, dispõem de um alinhamento estratégico com algumas embaixadas no sentido da criação de bancos e fundos para o efeito.
Referiu que os financiamentos vão depender muito dos projectos que forem apresentados pelos jovens e exigidos pela carteira do FADA e pensamos que o plafond pode atingir os 10 milhões de kwanzas ou mais em função dos projectos que forem apresentados e aprovados.
Dalton Cabeia assegurou, por outro lado, que, ao nível do país, estão controlados cerca de 836 jovens que apostam na produção agrícola e que estão a trabalhar no desenvolvimento desta actividade com muito empenho e afinco.
“Esses jovens estão espalhados em todo o país e produzem os mais variados tipos de produtos, pois o objectivo é mostrar como é possível ampliar a produção agrícola nacional com a força dos jovens.