M23 anuncia retirada de posição estratégica no leste da RDC

A rebelião Movimento 23 de Março anunciou esta sexta-feira que aceitou retirar-se de Kibumba, uma posição estratégica próxima da capital provincial, Goma, que conquistou no final de outubro, no leste da República Democrática do Congo (RDC).

Após semanas de combate com o exército congolês, “o M23 apoia os esforços regionais e concorda em ceder as suas posições em Kibumba à responsabilidade da EACRF (Força Regional da Comunidade da África Oriental)”, afirmou o grupo rebelde, numa declaração divulgada esta sexta-feira.

Segundo o comunicado, assinado por Lawrence Kanyuka, porta-voz político do M23, citado pela Lusa, este é um “gesto de boa vontade em nome da paz”. Uma cerimónia para a qual os jornalistas são convidados está prevista para o final da manhã.

Desde o relançamento da sua ofensiva em outubro, a rebelião tutsi do M23 conquistou grandes extensões de território no Kivu do Norte, a província congolesa que faz fronteira com o Ruanda, causando um forte aumento da tensão entre Kinshasa e Kigali.

Kibumba ficou sob controlo do M23 em meados de novembro, após intensos combates com o exército, suscitando receios de que Goma, a capital provincial do Kivu do Norte e uma cidade com mais de um milhão de habitantes, pudesse ser tomada.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...