LL Internacional Holding BV fora da Sociedade Mineira de Catoca

O Presidente da República, João Lourenço, decretou a apropriação pública, por via de nacionalização, das participações sociais na Sociedade Mineira de Catoca, detidas pela LL Internacional Holding BV.

A decisão levou em consideração o facto de que a LL Internacional Holding BV é, neste momento, uma sociedade sujeita a fortes medidas restritivas no país e no estrangeiro, que levaram à apreensão da sua participação social pelo Serviço Nacional de Recuperação de Activos e ao estabelecimento de sanções por parte do US Office of Foreign Assets Control.

O Presidente da República, no decreto assinado, entende que a manutenção da LL Internacional Holding BV na estrutura societária, com os actuais problemas judiciais e reputacionais, coloca em causa a estratégia da Sociedade Mineira de Catoca, uma vez que impossibilita o acesso a funcionamentos vitais para o desenvolvimento de projectos mineiros actuais e futuros.

As quotas apropriadas através do diploma assinado pelo Presidente da República consideram-se transmitidas para o Estado, independentemente de quaisquer formalidades, livres de quaisquer ónus ou encargos, sendo oponíveis a terceiros após o registo. A gestão da participação social ora apropriada é atribuida à ENDIAMA MINING LDA, que representa o Estado em todos os direitos, nos termos da lei.

Comentários
Loading...