Lino Damião expõe ” É como trazer à luz a claridade” em Leiria
O artista plástico angolano, Lino Damião, inaugura este sábado, às 15h00, na Galeria Quattro, em Leiria, Portugal, a exposição ” É como trazer à luz a claridade”, que estará patente naquele espaço de arte até 2 de Junho.
Lino Damião disse ao JA Online que fazem parte da exposição cerca de 15 obras em várias técnicas como acrílico sobre tela e papel.
A curadora da exposição Lourdes Féria, descreve a exposição denominada “É como trazer à luz a claridade”, um expressionismo abstracto de cariz lírico, ou um vocabulário visual enraizado na abstracção vagamente gestual.
” Será isso ou não será exactamente isso porque prevalece uma certa ambiguidade na dinâmica das implicações visuais incorporadas na pintura. Luz, textura, transições do fluxo da cor nas superfícies lisas definem o critério estético”. Explica numa nota.
A curadora considera que existe uma articulação de carácter intimista entre a tinta e a tela com uma certa abertura à narrativa, que permite o improviso. ” A narrativa ainda que elusiva está lá”.
Para a curadora, a narrativa projecta basicamente sentimentos conflituante do artista numa determinada situação, ” Talvez na captura da história pessoal incorporada num contexto onde aflora a sua identidade que permanece imersiva. Um sentimento forte e abrangente que se intromete no caos estrutural oculto que sustenta a obra”, refere.
Natural de Luanda, Lino Damião recebeu o seu primeiro de pintura em 1989, na União Nacional de Artistas Plásticos e tem participado em várias exposições individuais e colectivas em Àfrica, Europa, Ásia, América do Sul e Estados Unidos da Ámerica.