Libertado refém ocidental há mais tempo no Sahel

Era conhecido como o refém ocidental há mais tempo no Sahel. O romeno Iulian Ghergut está em liberdade, anunciaram, ontem, quarta-feira, dia 9, pela tarde as autoridades de Bucareste.
Iulian Ghergut, que se encontrava detido no Mali, foi raptado no Burquina Faso em 2015, quando fazia a gestão da segurança da mina de manganês de Tambao, no extremo norte do Burquina Faso.
O rapto foi reivindicado um mês depois por Abu Walid Sahrawi, um dos líderes do grupo al-Mourabitoune, que apelou “ao governo romeno para negociar a sua libertação”. No final de Agosto de 2015, quatro meses após o sequestro, os raptores enviaram um vídeo do refém a falar em francês. Esta foi uma das últimas e raras provas de vida. Em 2018, a família recebeu algumas fotografias.
Ontem, o Ministério dos Negócios Estrangeiros romeno, declarou que Iulian Ghergut “está actualmente em segurança em território romeno” e agradeceu a Marrocos o seu “apoio significativo” na sua libertação. Os agradecimentos foram também expressos pelo Presidente romeno, Klaus Iohannis, que nas redes sociais elogiou “os parceiros externos que apoiaram a Roménia nesta difícil tarefa”.
Raptado em 2015, Iulian Ghergut passou oito anos detido e tem agora 47 anos. “É um choque. Já nem sequer acreditávamos na sua libertação. Há quase oito anos que não tínhamos notícias”, conta o irmão, que diz ter “ouvido na televisão” que Iulian tinha sido libertado. “Não podíamos acreditar quando soubemos que Iulian tinha saído do avião”, admitiu.