Lançado Observatório para a Deficiência em Moçambique

Moçambique já dispõe de um Observatório para a Deficiência. A entidade foi apresentada oficialmente ontem, 13 Setembro, em Maputo.
A instituição propõe-se defender os direitos sociais da população deficiente, número que ainda é desconhecido no país. Quer também exigir uma maior inclusão nos processos eleitorais.
“Um dos propósitos do Observatório é promover pesquisas relacionadas com a pessoa com deficiência. Precisamos monitorar a questão do censo populacional relativamente a pessoas com deficiência à margem de outras situações”, referiu Ricardo Lourenço, representante da instituição. O Observatório Moçambicano da Deficiência exige a igualmente a participação das pessoas com deficiência no processo eleitoral. “Se estivermos a falar de pessoas com deficiência visual ou auditiva, são facilmente excluídas do processo porque a maneira como as eleições são preparadas levam à exclusão dessas pessoas. Há também problemas sérios de acessibilidade. O voto é feito em escolas, e dessas escolas não têm rampas para deficientes.”
O Observatório realça ainda a necessidade de o país trabalhar para uma educação mais inclusiva e de qualidade.