Junta golpista do Níger nomeia novo primeiro-ministro

O líder do golpe de Estado no Níger, o general Abdourahamane Tiani, nomeou na segunda-feira, 07 de Agosto, o economista e ex-ministro das Finanças Mahamane Lamine Zeine para o cargo de primeiro-ministro.
A nomeação foi anunciada num decreto lido na televisão pública pelo coronel Amadou Abdramane, porta-voz da junta militar, que se denominou de Conselho Nacional de Salvaguarda da Pátria (CNSP).
Zeine, de 58 anos, foi ministro das Finanças na era do antigo Presidente nigerino Mamadou Tandja (1999-2010) e ocupa actualmente o cargo de representante residente do Banco Africano de Desenvolvimento em Libreville, no Gabão.
O novo primeiro-ministro substitui Ouhoumoudou Mahamado, deposto com o Governo do Presidente, Mohamed Bazoum, na sequência do golpe de Estado de 26 de Julho que suspendeu a Constituição.
Depois disso, o país está sujeito a duras sanções comerciais e financeiras impostas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que ameaçou igualmente intervir militarmente caso os militares não restabeleçam a ordem constitucional.
Em resposta, a junta militar anunciou no domingo à noite o encerramento do espaço aéreo e avisou que qualquer violação desta medida será objeto de uma resposta “imediata e enérgica”.
O bloco regional vai realizar uma reunião extraordinária dos chefes militares dos países membros na próxima quinta-feira para analisar a situação no Níger.
Ontem, segunda-feira, a “número dois” do Departamento de Estado norte-americano reuniu-se com vários líderes golpistas em Niamey, mas não conseguiu progressos significativos no restabelecimento da ordem constitucional no país africano.