João Lourenço e William Ruto abordam presidência de Angola na União Africana

Questões relativas à presidência de Angola na União Africana, que inicia no próximo mês, e de carácter bilateral dominaram, quarta-feira, no Palácio da Cidade Alta, em Luanda, o encontro do Presidente da República, João Lourenço, com o homólogo do Quénia, William Ruto.

A visita de trabalho de 24 horas a Angola, efectuada pelo Chefe de Estado queniano, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, apesar de rápida, demonstra o alto nível das relações entre os dois países.

De acordo com o jornal de Angola, a cooperação entre os dois países, esclareceu o ministro, é alimentada por acordos assinados em território queniano, tendo o encontro entre João Lourenço e William Ruto sustentado a perspectiva de ambos os Estados continuarem a desenvolver a relação.

“Portanto, a conversa esteve justamente ligada à relação bilateral. E não há melhor forma de desenvolver a relação senão com encontros entre os Chefes de Estado, nem que seja por pouco tempo, para concertar sobre questões de interesse comum. Como sabem, o Presidente João Lourenço vai assumir, em breve, a presidência da União Africana”, explicou o chefe da diplomacia angolana.

Téte António reforçou, ainda, que as visitas são indicadores permanentes de boas relações, recordando que, em Outubro de 2023, o Presidente João Lourenço realizou uma visita de Estado ao Quénia, durante a qual foram assinados vários acordos, que ajudaram a cimentar, ainda mais, a excelente relação de cooperação entre os dois países.

No capítulo regional, o ministro das Relações Exteriores destacou o facto de o Presidente William Ruto liderar a Comunidade dos Estados da África Oriental e existir o princípio da solidariedade e complementaridade com a União Africana e as Comunidades Económicas Regionais.

O chefe da diplomacia angolana disse, também, que este exercício de diálogo entre João Lourenço e William Ruto vai ser muito frequente, sobretudo pelo facto de o Quénia liderar as Comunidades Económicas Regionais e o estadista queniano estar encarregado da reforma da União Africana.

“Para um Presidente que vai assumir, em breve, a União Africana, é, também, de todo o interesse manter essa conversa com o Presidente Ruto, que está justamente a assumir esse papel nas Comunidades Económicas Regionais neste momento. E, claro, estamos numa região com questões de interesse comum e, com certeza, também não faltou a abordagem de questões que nos dizem todo o respeito enquanto africanos, enquanto membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, que também o Presidente João Lourenço preside”, acrescentou Téte António.

Questionado sobre se os recentes acontecimentos no Leste da República Democrática do Congo (RDC) mereceram, igualmente, abordagem no encontro entre os Chefes de Estado, o ministro das Relações Exteriores assegurou ser normal que o assunto tenha sido abordado.
“As preocupações de Angola são, também, aquelas do Quénia e, estão lembrados, que, entre o Processo de Nairobi e o Processo de Luanda sempre houve uma concertação, na busca de soluções para esse problema”, disse, referindo-se ao conflito prevalecente no Leste da RDC.

A cooperação bilateral entre Angola e o Quénia tem sido fortalecida, nos últimos anos, com foco em áreas como Economia, Comércio, Agricultura, Turismo, Educação, Tecnologia e Energia, Segurança e Defesa, entre outras.

Os dois países possuem laços históricos e compartilham interesses comuns no desenvolvimento sustentável e na estabilidade regional, particularmente no âmbito da União Africana (UA).

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...