Japão disponibiliza 287 mil dólares para apoiar a desminagem
Para financiar do projecto de desminagem na provincia do Moxico, o Governo do Japão vai disponibilizar 287 mil dólares. A empreitada vai ser implementada pela organização não governamental Mines Advisory Group (MAG).
O convénio nesse sentido foi assinado, ontem,dia 25, em Luanda, entre o embaixador do Japão em Angola, Toru Suzuki, e o director nacional da organização MAG, Nelson Veríssimo.
A acção está enquadrada no programa de “Assistência a Projectos Comunitários e de Segurança Humana (APC)” que é levado a cabo por aquela organização.
Segundo o jornal de Angola, no final da cerimónia, o embaixador do Japão em Angola, Toru Suzuki, disse que o financiamento vai permitir a cobertura de quatro zonas da província do Moxico.
“Reconhecemos o grande sucesso da MAG na desminagem de mais de 19 milhões de metros quadrados de terra e na destruição de mais de 163.000 minas terrestres até à presente data”, disse.
Toru Suzuki explicou que o governo japonês apoia projectos da Mines Advisory Group desde 2004. Este será o sexto projecto a beneficiar de apoio e vai permitir desminar cerca de 160.000 metros quadrados de terra, para acelerar o desenvolvimento da agricultura.
Segundo o diplomata, este projecto dará um contributo significativo para que Angola se torne um país livre de minas antipessoais.
“Pretendemos continuar a apoiar as organizações, como a MAG, que trabalham para a desminagem, que é uma das maiores prioridades para o desenvolvimento económico sustentável e a segurança humana em Angola. Espero que este projecto contribua para aprofundar ainda mais as relações bilaterais entre os dois povos”, disse.
O director nacional da Mines Advisory Group MAG, Nelson Veríssimo, disse que “este convéniose está inserido numa lista de vários outros financiamentos que a Embaixada do Japão tem vindo a canalizar para Angola, através da MAG, na província do Moxico.
Nelson Veríssimo referiu que com este projecto, o apoio do Governo do Japão à MAG totaliza 3,6 milhões de dólares, que permitiu implementar diversas actividades, incluindo remoção e destruição de minas e engenhos explosivos não detonados, assim como administrar sessões de educação sobre os riscos associados às minas e outros engenhos em benefício das comunidades no Moxico.
“Até à data, a contribuição do Governo do Japão para a província do Moxico permitiu alcançar aproximadamente 900.000 metros quadrados de terra libertada, remoção de 10 mil minas e engenhos explosivos e beneficiar 43.500 pessoas” disse.