Hospital do Cunene realizan operações de maxilo-facial
Dezenas de pacientes vão ser atendidos no Hospital Geral do Cunene “General Simione Mucune” durante a campanha massiva de consultas e cirurgias na especialidade de maxilo-facial que decorre, até hoje, em Ondjiva, sob o lema “Facilita a minha vida”.
O coordenador da campanha de cirurgias de maxilo-facial, Agnelo Lucamba, disse, ontem, que o acto teve início no dia 15 de Julho, no Hospital Josina Machel, em Luanda, e prevê operar crianças e adultos. Até ao momento, acrescentou, estão inscritas 30 pessoas, com realce para três crianças.
O coordenador avançou que integram a equipa de médicos 14 especialistas provenientes de Luanda, sendo sete cirurgiões e igual número de anestesistas, que vão levar estes serviços de saúde a outras regiões do país, nomeadamente nas províncias do Moxico, Benguela, Huíla, Huambo e Uíge.
De acordo com o médico, as campanhas de consultas e cirurgia maxilo-faciais vão permitir diagnosticar e tratar várias lesões faciais, incluindo as causadas por má formação congénita ou acidentes de viação e outros.
Com a campanha, disse, pretende-se operar pessoas de todas as idades com patologias ligadas à especialidade de maxilo-facial. “Amanhã, ou depois de amanhã, os médicos vão seguir para a província do Moxico”, disse, acrescentando que se regista, hoje, o aumento de casos de traumatismo facial causado por acidentes de viação, que tem provocado deformações graves no rosto das pessoas.
“São lesões que só podem ser tratados nas áreas de maxilo-facial, por isso está a ser efectuada a campanha massiva de consultas e cirurgias às pessoas que necessitam de intervenções correctivas, de forma a devolver a sua auto-estima”, realçou.
Agnelo Lucamba informou ainda que durante a campanha não haverá limite de cirurgias. “Todos vão ser atendidos, desde os recém-nascidos com má formação congénita até os adultos”.
No momento, explicou, a província do Cunene conta com 30 pacientes inscritos, porém os médicos esperam que surjam, até amanhã ou domingo, mais pacientes com estes problemas e queiram mudar as suas vidas.
O médico especialista do Cunene Nelson dos Santos disse que as campanhas são sempre bem-vindas. “Os blocos operatórios do Hospital Geral do Cunene Simione Mucune têm equipamentos de ponta, que permitem diagnosticar casos complexos”, destacou.