Guterres destaca esforços diplomáticos de Angola na resolução da crise na RDC

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, destacou os esforços diplomáticos liderados por Angola para resolver a crise na região oriental da República Democrática do Congo (RDCongo).

Num balanço do ano de 2022 feito à imprensa na sede da ONU, em Nova Iorque, Guterres enumerou uma série de avanços alcançados na resolução de conflitos através de esforços diplomáticos, especialmente no continente africano.

“Na República Democrática do Congo, os esforços diplomáticos liderados por Angola e pela Comunidade da África Oriental criaram um quadro de diálogo político para resolver a crise na região oriental do país “, afirmou.

Angola tem sido mediador do conflito entre a República Democrática do Congo e o Ruanda, devido aos ataques do movimento rebelde 23 de Março (M23), que Kinshasa diz ser apoiado pelos ruandeses, no leste da RDCongo.

A 23 de novembro, João Lourenço, organizou uma cimeira em Luanda onde recebeu os responsáveis dos dois países, bem como representantes de outros países e organizações africanas, tendo sido alcançado um acordo para um cessar-fogo que, no entanto, não está a ser cumprido pelos rebeldes, acusados de estar a massacrar civis.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...