Grupo proprietário do Sana Hotels compra empreendimento junto a Lisboa
O grupo Azinor, proprietária da cadeia de hotéis Sana, que tem uma unidade em Luanda, Angola, adquiriu o projecto Porto Luz, situado nos antigos terrenos da fábrica da Lusalite, na Cruz Quebrada, arredores de Lisboa. O empreendimento deverá incluir três edifícios de habitação, um hotel e uma marina.
A operação, cujo valor não foi revelado, abrange um projecto que foi alvo de contestação nos tribunais, designadamente por alegadamente aumentar os riscos de cheias no Vale do Jamor.
O Porto Cruz prevê três edifícios residenciais em condomínio privado, um hotel, escritórios e uma zona comercial, que são rodeados “por 70 mil metros quadrados de espaços públicos de lazer, incluindo 20 mil metros quadrados de zonas verdes de utilidade pública”, de acordo com o grupo SIL.
De acordo com o ‘Jornal Económico’ editado em Lisboa, o “enterprise value”, que inclui dívida do empreendimento, situa-se em torno dos 80 milhões de euros.
A SANA Hotels é hoje uma das principais cadeias de hotelaria do Portugal e proprietária de alguns dos melhores Hotéis em Portugal. Actualmente conta com 17 Hotéis distribuídos entre Lisboa, Algarve, Sesimbra, Caldas da Rainha, Berlim e Luanda.
Em Angola, o Sana Hotels posiciona-se como um exemplo de sucesso no que a aposta na formação de quadros para o sector diz respeito. O grupo que iniciou actividade no país com 80 funcionários estrangeiros no quadro de colaboradores, conta hoje com apenas 10 expatriados, como avançou o seu director-executivo, John Antunes, durante o encontro do “Doing Business Angola 2024.”