Governo do Burquina Faso diz ter impedido golpe de Estado no país

O governo do Burquina Faso denunciou esta manhã, quinta-feira, 28 de Setembro, uma tentativa de golpe de Estado que se estava a desenvolver na passada terça-feira.

“Impedimento para o povo do Burquina Faso alcançar a sua soberania e libertação total das hordas terroristas que o tentam escravizar”, foi assim que o governo do Burquina Faso classificou a tentativa de golpe de Estado frustrada pelos serviços de informação e segurança.

De acordo com o porta-voz do governo de transição quatro oficiais, alegadamente envolvidos, foram detidos e interrogados, permanecendo outros dois em fuga.

No comunicado, o governo alerta ainda a população contra os rumores divulgados nas redes sociais sobre um possível motim, afirmando ainda que estão em curso investigações que irão permitir identificar os instigadores da tentativa de golpe.

A Procuradoria militar de Ouagadougou, a capital do país, já confirmou a detenção de quatro militares e o seu interrogatório.

Recorde-se que o anúncio desta tentativa de golpe de Estado surge depois de ter sido proibida a distribuição da revista francesa de actualidade africana “Jeune Afrique”. A origem da decisão está a publicação de um artigo em que se afirma que há tensões e descontentamento crescentes no seio exército burquiname.

As eleições no Burquina Faso estão previstas para Julho do próximo ano.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...