Governo anuncia criação da Agência Nacional de Turismo

O ministro do Turismo, Mário Daniel, anunciou, na sexta-feira, em Luanda, a criação de uma Agência Nacional do sector para assumir as responsabilidades do Instituto do Fomento Turístico de Angola (INFORTUR).

Segundo o jornal de Angola Mário Daniel, que falava na cerimónia de empossamento do corpo directivo da Associação dos Hotéis e Resorts de Angola (AHRA), referiu que estão em curso um conjunto de medidas que vão tornar o Ministério cada vez mais focado nas definições de políticas de trabalhos formativos, com realce para a capacitação de recursos humanos.

Um outro projecto que será levado a cabo, sublinhou, consiste em promover o fomento do turismo a nível interno antes de dar grandes passos ao turismo a partir do exterior.

O governante disse que a realização deste feito implica um trabalho conjunto entre os vários segmentos do sector, nomeadamente hotéis, resorts, agências de viagens e guias turísticos.

Para esta alteração do modelo de governação no sector está, igualmente, prevista a implementação de espaços de diálogo e concertação entre todos os operadores, com vista a facilitar a concessão de pacotes turísticos a agentes hospedados em instituições hoteleiras ou afins.

Segundo o ministro, o facto dos operadores compreenderem melhor de assuntos sobre o sector, estes passarão a desempenhar um papel mais importante na auto-regulação do sector, definição de regras aplicáveis a todos agentes na fiscalização, no acompanhamento destas regras por cada um dos operadores e ser um canal de diálogo com o ministério.

Simplifica Turismo

Na mesma ocasião, o responsável anunciou, igualmente, a construção do “Simplifica Turismo” para redução e eliminação de acções burocráticas impostas aos operadores.

“É um trabalho que já está em curso, a identificação de espaços de sobreposição de competências de burocracias desnecessárias e que nós vamos na medida do possível reduzi-las”, disse.

Mário Daniel considera que deve existir um nível de qualidade dos serviços prestados na rede hoteleira e para isso a capacitação de recursos humanos poderá apontar à redução das assimetrias na prestação de serviços neste mercado.

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