Foram criados quase 19 mil novos empregos em Angola desde Janeiro

A economia angolana gerou, desde o início de 2025, um total de 18 850 novos postos de trabalho, “dando sinais de maior produtividade”, afirmou a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias. A governante fez esta declaração durante a abertura do Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).
Na ocasião, a governante sublinhou a importância de o Governo continuar a trabalhar para garantir que os novos empregos sejam estáveis e contribuam para o desenvolvimento das comunidades. “É necessário que os angolanos possam gerar renda para sustentar as suas famílias, evitando que um número elevado de famílias permaneça em condições de pobreza”, destacou.
Em Janeiro, o Instituto Nacional de Estatística de Angola divulgou que a taxa de desemprego no terceiro trimestre de 2024 caiu para 30,8%. No entanto, observou-se um aumento ligeiro da taxa de desemprego na faixa etária entre 15 e 24 anos, o que continua a representar um desafio para o país.
A ministra também fez questão de reconhecer a actuação das centrais sindicais, que, em 2024, travaram uma luta com as autoridades pela melhoria das condições salariais dos trabalhadores. “O trabalho dessas centrais tem sido fundamental para promover a harmonia social e para as políticas públicas garantirem justiça social”, afirmou.
A responsável destacou ainda a negociação bem-sucedida entre o Governo e as centrais sindicais, que resultou no aumento salarial de 25% para toda a função pública. “Este processo árduo culminou num aumento significativo de salários, reflectindo a preocupação do Executivo com a valorização do capital humano na função pública”, concluiu a ministra.