FADA mobiliza camponeses locais a aderirem ao financiamento de equipamentos agrícolas
Os camponeses singulares e associados em cooperativas no Cuando Cubango foram convidados, em Menongue, a aderir à linha de financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), que visa a aquisição de equipamentos mecanizados para a maximização da produção agrícola na província.
O convite foi manifestado na quinta-feira, durante uma exposição de equipamentos mecanizados que contemplam o crédito, com realce para tractores e as respectivas alfaias, sistemas de irrigação, moto-cultivadoras, sementeiras e moto-bombas, feita pelas quatro empresas seleccionadas e que têm convénio com o Governo através do FADA. Em declarações à imprensa, o técnico dos Serviços Gerais do FADA Kláussio Silva disse que o objectivo principal deste projecto é que os agricultores possam aumentar as suas áreas de produção e garantir a segurança alimentar no país.
Para o efeito, avançou que os agricultores podem adquirir os meios agrícolas necessários para dinamizar a agricultura familiar.
Kláussio Silva referiu que a exposição de máquinas para a agricultura mecanizada tem como objectivo mostrar aos camponeses que através do FADA podem adquirir uma linha de financiamento com base na sua intenção de produção.
Apoio às cooperativas
Na ocasião, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Helena Chimena, elogiou a iniciativa do FADA que visa apoiar os camponeses da província do Cuando Cubango, alguns deles já associados em cooperativas.
O Governo está a trabalhar com várias instituições para ajudar a diminuir a burocracia ainda existente e facilitar os agricultores a concorrerem aos financiamentos do FADA.