Expo-Huíla rende 600 milhões de kwanzas em volume de negócios

Seiscentos milhões de kwanzas constitui o volume de negócios realizado por 412 empresas públicas e privadas participantes na 31.ª edição da maior bolsa de negócios, Expo-Huíla, que decorreu de 14 a 18 do corrente mês, no âmbito das Festas de Nossa Senhora do Monte.

O presidente da Associação Agro-pecuária Comercial e Industrial da Huíla (AAPECIL), Paulo Gaspar, que avançou os dados durante a entrega das chitas que consagrou o empenho, interacção, criatividade e projecção de novos negócios, considerou o valor arrecadado “uma vitória de todos os participantes”.
Paulo Gaspar explicou que não houve na edição actual condições para se ter os dados dos negócios efectuados pelos diversos bancos, notadamente o Banco Angolano de (BAI), Banco Internacional de Crédito (BIC), entre outros.

Os stands dos bancos registaram, desde o primeiro dia, enchentes que permitiram realizar depósitos por via dos caixas automáticos. A actual edição superou as expectativas, em que apesar do número de empresas, negócios e contactos estabelecidos, houve serviços realizados no recinto da Expo-Huíla com realce a abertura de contas bancárias, avaliações de projectos para financiamentos, venda de diversos alimentos, equipamentos, avaliação de projectos

“Várias empresas e pessoas singulares, além de abrirem as respectivas contas bancárias, depositaram valores e regularizaram os seus créditos”, disse, para acrescentar os 14 municípios presentes no certame, faziam-se acompanhar de empresas instaladas nas suas circunscrições.

O regresso nesta edição de empresas estrangeiras de diversos ramos, com maioridade da Namíbia, África do Sul, Zâmbia, Espanha, China, Portugal, Dubai, França e outros países, que encetaram vários contactos com empresas locais para instalação, a curto prazo, das respectivas apresentações, foi inaltecido.

Para Paulo Gaspar, o empenho dos membros da associação em parceria com as autoridades locais e não só, é de fortalecer as acções dos empreendedores locais para diversificarem as ofertas, encontrarem mecanismos para que as ofertas sejam mais acessíveis e tenham a qualidade exigida pelo mercado.

A promotora da feira ficou também surpresa com o número de visitantes cifra do em 25 000, a maioria jovens motivados em constituir os próprios negócios, em que receberam curtas formações sobre os procedimentos para constituição, formas obtenção de financiamentos e recrutamento de pessoal.

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