Exploração de granito garante 872 empregos

O mercado de rochas ornamentais na Chibia, província da Huíla, emprega cerca de 872 trabalhadores, 80 por cento da qual é mão de obra nacional.

A informação foi revelada, quarta-feira, em entrevista ao Jornal de Angola, pelo director municipal de Promoção do Desenvolvimento Económico Integrado, na Chibia, Agostinho Viniombo.

Segundo o responsável, o sector mineiro local contabiliza 16 empresas licenciadas, actualmente, que se dedicam à extracção de granito negro, propriamente na Quihita, na Capunda Cavilongo e na comuna sede da referida circunscrição.

Sublinhou, também, que do leque de empresas de granito que operam, na Chibia, apenas três realizam operações por completo da cadeia produtiva do sector pelo facto de explorarem e transformarem o granito em materiais diferentes usados na construção, como cubos, mosaicos e outros.

Sem precisar dados, “por falta de estudos geológicos profundos”, o dirigente disse que o município é rico em granito negro pelo facto de o seu potencial representar cerca de 80 por cento das reservas nacionais. “Em actividade intensa de exploração no município, está o granito negro que em Angola o município representa quase 86 por cento de todo o potencial existente. Sobre as reservas, o município não tem cadastro no sistema das reservas de mineração”, disse.

Além de granito, o município da Chibia possui uma vasta variedade de afloramentos de outros minerais como cobre, quartzo, níquel, feldspato, cobre, turmalina, esmeralda, rubi, diamante, ametista, mármore, caulino e outros minérios ainda por confirmar em termos de reservas existentes. O responsável lamentou a falta de partilha de dados por parte das empresas o que impossibilita saber as quantidades de toneladas de granito extraídas e o volume de receitas geradas anualmente para os cofres do Estado.

“A administração sabe que o granito negro da Chibia é transportado pelos camiões e de comboio até ao Porto de Namibe para ser exportado para os mercados de Espanha, Emirados Árabes Unidos, Polónia e outros mercados”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...