Ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, morre em acidente de helicóptero

O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, morreu esta terça-feira, dia 6, após o helicóptero em que viajava se ter despenhado. De acordo com o jornal chileno El Tipógrafo, um dos primeiros que avançou a notícia, o acidente ocorreu junto ao largo Ranco, na região de Los Ríos, no centro do Chile. Contava 74 anos.

O acidente terá sido, alegadamente, provocado por fortes chuvas. Sebastián Piñera estaria a pilotar o helicóptero, que transportava outras três pessoas, incluindo a sua irmã. De acordo com a imprensa chilena, os restantes ocupantes conseguiram sobreviver ao saltar para a água.

Sebastián Piñera não terá conseguido sair do helicóptero e o seu corpo foi encontrado a mais de 40 metros de profundidade. O antigo Presidente do Chile tinha uma casa de férias perto do largo Ranco e estava nessa região para almoçar na casa de um amigo, o empresário José Cox.

Piñera ocupou o cargo de Presidente do Chile em duas ocasiões distintas: entre 2010 e 2014 (sucedendo a Eduardo Frei) e entre 2018 e 2022 (sucedendo a Alejandro Guillier).

Duas semanas antes de tomar posse pela primeira vez, o Chile foi atingido por um sismo, seguido de tsunami, que provocou a morte de 550 pessoas. Após essas catástrofes, o líder chileno teve de alterar o programa eleitoral, reorientando-o para a reconstrução das cidades do centro do país, as mais afectadas.

O seu primeiro mandato ficou célebre também pelo acidente numa mina que deixou 33 mineiros soterrados durante dois meses. Piñera esteve dias à boca da mina junto com as famílias das vítimas, tendo-os, posteriormente, recebido no palácio após o resgate.

A ministra da Administração Interna do Chile, Carolina Tohá, já veio expressar, em nome do governo, as condolências à família de Piñera e anunciar três dias de luto nacional. Será realizado um funeral de Estado.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...