Etiópia e separatistas do Tigray voltam à mesa das conversações

Representantes do governo federal da Etiópia e do estado regional de Tigray iniciaram, hoje, segunda-feira, dia 11, conversações em Adis Abeba, capital da Etiópia, para pôr fim aos atrasos na implementação do acordo de paz de Pretória.

O acordo, assinado na África do Sul em Novembro de 2022, visa trazer estabilidade à região após o conflito entre a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF) e o governo federal que começou em Novembro de 2020.

Os desafios na implementação do acordo causaram tensões, levando a União Africana (UA) a mediar discussões para encontrar uma solução. O Acordo de Pretória aborda questões como a partilha do poder, a autonomia regional e o controlo dos recursos, com o objectivo de resolver as causas profundas do conflito através da negociação.

Getachew Reda, presidente interino da administração de Tigray, anunciou que não se realizarão mais reuniões bilaterais com o governo federal até que todas as questões pendentes sejam resolvidas.

Refira-se que o antigo presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, e o antigo presidente da Nigéria, Olusegun Obassanjo, fazem parte da equipa de mediação.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...