Estratégia petrolífera concessiona 35 blocos

O sector petrolífero angolano já concretizou, até ao momento, 35 concessões de blocos petrolíferos, seis (6) das quais realizadas este ano, noticiou o jornal de Angola.

Esse mecanismo é parte da estratégia de inversão do declínio da produção de petróleo adoptada pelo Governo.

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, disse, ontem, em Luanda, que a meta de o país produzir 1,1 milhão de barris/dia vai ser mantida, sendo que os indicadores mais recentes dão garantias efectivas.

Na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, realizada na sede do Ministério, Diamantino Pedro Azevedo fez saber que o sector petrolífero cresceu acima de 7,0 por cento das projecções, entre Janeiro e Novembro.

“Em termos de perspectivas para 2025, no domínio da produção de petróleo, o sector vai continuar a desenvolver acções para impulsionar e intensificar a reposição das reservas, atenuar os efeitos da queda de produção. Vamos continuar a promover os investimentos em exploração e produção, para manter os níveis de produção acima de um milhão de barris por dia”, disse.

No domínio dos diamantes, vamos continuar a apoiar os produtores a aumentar a produção, acelerar a entrada em produção de novos projectos, incrementar a capacidade de lapidação de diamantes, mediante a construção de novas fábricas de lapidação no país e a trabalhar na criação de condições adequadas para a atracção de mais investimento para esta actividade.

Em relação aos outros recursos, o compromisso do Ministério para 2025 é continuar a fomentar mais projectos de prospecção e exploração.

Diamantino Azevedo fez saber que “à medida que nos preparamos para o novo ano, renovo o compromisso do nosso ministério em continuar a trabalhar incansavelmente em prol do desenvolvimento sustentável de Angola. Estamos determinados a enfrentar os desafios futuros com a mesma tenacidade, foco e trabalho em equipa, buscando oportunidades que beneficiem toda a nossa Nação”.

Na ocasião, os trabalhadores apresentaram uma mensagem de felicitação ao ministro e toda a equipa de coadjutores (secretários de Estado, PCA, directores) e, particularmente, destacaram a recente eleição de “Ministro Africano do Ano 2024”, escolha da Leadership Africa Magazine.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...