Estados Unidos e Brasil comemoraram 2º centenário de relações diplomáticas

Num comunicado conjunto, o Departamento de Estado norte-americano e o Ministério das Relações Exteriores brasileiro indicaram que, a longo de 2024, os dois países sediarão uma série de iniciativas conjuntas, entre seminários, programas de intercâmbio e eventos culturais para destacar o compromisso mútuo com a diversidade dos seus povos, a força das respectivas democracias, a protecção dos direitos humanos e a preservação do meio ambiente.

“As comemorações destacarão os fortes laços políticos, económicos e culturais entre os Estados Unidos e o Brasil, duas das democracias mais diversas e prósperas do mundo, conforme enfatizado durante as reuniões dos Presidentes” Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden em Washington, em Fevereiro de 2023, e em Nova Iorque, em Setembro passado, referiu a nota.

Fazendo referência à cronologia das relações entre ambos os países, o comunicado apontou que, em 26 de Maio de 1824, EUA e Brasil estabeleceram relações diplomáticas com o reconhecimento norte-americano da independência brasileira.

Já no século XXI, a parceria bilateral “continua a produzir resultados para ambos os povos, como evidenciado pelo dinamismo das relações económicas e comerciais, pelo intercâmbio tecnológico, pela importante cooperação em matéria de energia e ambiente, pela priorização de questões sociais e pela renovação de importantes mecanismos de diálogo bilateral ao longo de 2023”, destacou a nota.

A Parceria Brasil-EUA pelos Direitos dos Trabalhadores, anunciada no ano passado por Lula da Silva e Joe Biden e que visa a valorizar os empregos dignos nos dois países, foi referida como exemplo dessa “robusta” relação bilateral.

A nível global, EUA e Brasil reafirmaram ainda o compromisso de trabalharem juntos para construir uma “ordem internacional mais próspera e democrática, na qual prevaleça a paz e o desenvolvimento inclusivo e sustentável”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...