Esperadas 2500 pessoas na cerimónia de investidura do novo presidente de Moçambique
Pelo menos 2.500 pessoas são esperadas para a cerimónia de tomada de posse do novo Presidente em Moçambique, Daniel Chapo, estando a presença de chefes de Estado convidados está ainda por confirmar, avançou fonte oficial.
Os convites para organismo internacionais saíram hoje [sexta-feira, dia 10] e esperamos ter confirmações na segunda-feira (…) Nós enviamos os convites para toda Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para União Africana e para alguns chefes de Estado europeus”, declarou a vice-presidente da Comissão Interministerial para Grandes Eventos, Eldevina Materula, a partir da Praça da Independência, onde a cerimónia vai ter lugar na tarde do próximo dia 15.
A 2 de Janeiro, o Conselho Constitucional (CC) de Moçambique fixou, oficialmente, o dia 15 de Janeiro para a tomada de posse do novo Presidente da República, que sucede a Filipe Nyusi, indica uma deliberação distribuída hoje por aquele órgão.
Recorde-se que O CC, última instância de recurso em contenciosos eleitorais, proclamou Daniel Chapo, candidato apoiado pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), como vencedor da eleição a Presidente da República, com 65,17% dos votos, sucedendo no cargo a Filipe Nyusi, bem como a vitória da Frelimo, que manteve a maioria parlamentar, nas eleições gerais de 9 de Outubro.
Segundo a vice-presidente da Comissão Interministerial para Grandes Eventos, a Polícia da República de Moçambique garantiu que o evento vai decorrer em segurança. “As questões de segurança estão devidamente acuteladas. O Ministério de Interior garantiu”, frisou a responsável.