Embrapa estabelece parceria para replicar experiência agrícola do serrado brasileiro em África

A Embrapa, potência agrícola da América Latina, uniu forças com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) para lançar uma iniciativa transformadora que visa replicar o modelo bem-sucedido de agricultura tropical regenerativa do Brasil em toda a África, refere a publicação electrónica ‘Further Africa’. Esta colaboração histórica posiciona o continente africano como a próxima fronteira na economia agro-alimentar global.

Apoiada em décadas de inovação, a Embrapa é amplamente reconhecida por ter transformado o Brasil num dos maiores exportadores de alimentos do mundo, especialmente por meio da transformação tecnológica do bioma brasileiro Cerrado, antes infértil. Mais de 100 milhões de hectares tornaram-se produtivos, lançando as bases para o moderno boom do agro-negócio brasileiro.

No centro deste sucesso está o conceito de agricultura regenerativa – um modelo sustentável concebido para aumentar a saúde do solo e a produtividade das culturas sem danificar os ecossistemas.

Esta iniciativa estratégica procura transferir estas tecnologias e modelos organizacionais comprovados para África, um continente que detém 65% da terra arável não cultivada do mundo e 10% dos recursos de água doce, mas que gasta mais de 43 mil milhões de dólares por ano em importações de alimentos. Prevendo-se que a população africana atinja 1,5 mil milhões de pessoas até 2050, a libertação do seu potencial agrícola é fundamental para a segurança alimentar global.

Cooperação Sul-Sul

A parceria assinala uma nova era de Cooperação Sul-Sul – processo de intercâmbio de conhecimentos, competências, recursos e experiências entre países em desenvolvimento – ao ligar os saberes agronómicos da América Latina à vasta capacidade inexplorada de África. O objectivo é aumentar a produtividade, reduzir a dependência das importações de alimentos e criar sistemas agrícolas resistentes ao clima.

Ao abordar a baixa produção agrícola através de técnicas avançadas, a aliança Embrapa-IICA-ABC apresenta uma solução prática para a fome, a pobreza e a vulnerabilidade climática na África Subsaariana, reafirmando que a inovação – e não a ideologia – é o verdadeiro motor do desenvolvimento.

À medida que os desafios globais, como a insegurança alimentar e as mudanças climáticas, se intensificam, esta parceria Brasil-África pode redefinir o futuro da agricultura sustentável – uma região tropical de cada vez.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...