Embaixador dos EUA: “Angola tem dado passos significativos para o desenvolvimento”

O embaixador dos EUA em Angola afirmou ontem, em Benguela, que Angola continua a dar “passos significativos” para garantir o crescimento sustentável, e reiterou que o país é um “parceiro estratégico” dos EUA. Tuhinebo Mushingi referiu que os parques fotovoltaicos inaugurados em Benguela são “um exemplo” para África e o mundo.

Em declarações à imprensa, à margem da inauguração, pelo Presidente da Repíublica, João Lourenço, das primeiras centrais fotovoltaicas da Baía Farta e do Biópio, Tuhinebo Mushingi garantiu que os EUA vão continuar a apoiar o crescimento económico e social angolano.

O Governo angolano é um “parceiro estratégico dos EUA”, disse, acrescentando que a entrada em funcionamento dos dois parques solares – que, no seu conjunto, vão levar energia eléctrica de origem renovável a mais de um milhão de pessoas em Benguela, incluindo em regiões rurais e remotas – constituem “um exemplo” para África e o mundo.

Os dois projectos vão reflectir de forma positiva na qualidade de vida das famílias angolanas, por serem acessíveis e geradores de desenvolvimento nas comunidades, afirmou.

O diplomata, que está em Luanda desde Fevereiro a representar o governo dos EUA, tem vindo a manifestar satisfação com as políticas do Executivo, incluindo no que diz respeito à abordagem às eleições gerais que vão ocorrer dia 24 de Agosto.

Em entrevista ao Jornal de Angola, em Março passado, recorde-se,  Tuhinebo Mushingi defendeu que “Angola está a fazer muito para ter eleições livres e transparentes”

“Nós, como parceiros, não nos vamos imiscuir na organização das eleições, vamos trabalhar para partilhar os princípios básicos da democracia, de modo a ter uma sociedade democrática e inclusiva”, disse o diplomata.

“O novo Governo americano quer trabalhar com o Governo e o povo de Angola, para obtermos resultados palpáveis para os dois países”, garantiu então.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...