Discurso do Chefe de Estado João Lourenço na 43.ª Cimeira da SADC
Discurso na íntegra do Presidente da República e Anfitrião da 43ª Cimeira Ordinária da SADC, João Lourenço.
-Sua Majestade Mswati III, Soberano do Reino de Eswatini;
– Sua Excelência Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, Presidente da República Democrática do Congo e Presidente em Exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral;
– Suas Excelências Chefes de Estado e de Governo Presentes;
– Sua Excelência Moussa Faki Mahamat, Presidente da Comissão da União Africana;
– Sua Excelência Elias Mpedi Magosi, Secretário Executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral SADC;
– Sua Excelência António Pedro, Secretário Executivo Interino da Comissão Económica das Nações Unidas para África;
– Sua Excelência Akinwumi Adesina, Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento;
– Suas Excelências Titulares dos Órgãos de Soberania Angolanos;
– Membros do Executivo Angolano;
– Membros do Corpo Diplomático Acreditado em Angola;
– Excelências;
– Minhas Senhoras, Meus Senhores;
É com grande satisfação que tomo a palavra na qualidade de Presidente da República de Angola, país anfitrião da 43ª Cimeira da SADC, para proferir algumas considerações na abertura desta magna assembleia que reúne os máximos representantes dos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Permitam-me saudar calorosamente Vossas Excelências e expressar o meu apreço e gratidão por se terem disponibilizado a deslocar-se a Angola, para participar neste que é o mais importante evento que anualmente a nossa Comunidade realiza, testemunhando assim a relevância que a SADC tem para todos nós.
Permitam-me desejar-vos as nossas boas-vindas à cidade de Luanda, capital da República de Angola, que hoje se está a converter, igualmente, na capital desta importante organização regional africana e transmitir a nossa vontade de que durante o dia de hoje possamos fazer uma ampla reflexão sobre os assuntos que envolvem a SADC, tomando decisões que contribuam para o seu crescimento e reforço da integração regional.
Como é do conhecimento de todos, esta é a terceira vez que a República de Angola é designada por esta Organização Regional para realizar este magno evento.
Este facto representa, para nós, o claro reconhecimento dos Estados Membros ao sempre visível compromisso que tem o nosso país com as causas mais importantes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Aproveito, por isso, a ocasião para agradecer a todos vós por terem optado pela República de Angola para acolher esta Cimeira.
No decorrer deste evento, serão debatidas questões de grande relevo para a organização, funcionamento e crescimento da SADC.
O lema desta Cimeira está centrado na industrialização sustentável e no desenvolvimento inclusivo da nossa comunidade regional, tendo como pilar basilar o capital humano e financeiro.
É, por isso, importante que durante os trabalhos possamos aproveitar a experiência de cada Estado Membro e colhermos os melhores contributos para o êxito que se pretende da nossa Cimeira.
É nesta atmosfera que vos quero desejar uma boa e produtiva estadia em Luanda, para que o fórum seja um sucesso digno de registo, com impacto benéfico e duradouro para a nossa região.
Muito Obrigado!