Dinar tunisino foi a moeda mais forte de África em Maio último

Em Maio de 2025, o dinar tunisino foi a moeda mais forte de África, com um valor de cerca de 2,95 TND por dólar americano. A força da Tunísia é atribuída às suas regras cambiais rigorosamente geridas e ao seu ambiente económico relativamente estável. A moeda deste país, juntamente com as da Líbia, Marrocos e Botswana, tem sido robusta na história recente.

Do mesmo modo, algumas moedas do continente africano têm estado muito fracas nos últimos anos. No entanto, nos recentes meses registaram-se alguns desenvolvimentos positivos, incluindo a recuperação da moeda do Gana, o cedi. Relatórios recentes indicam que o país, no seu último mês fiscal, viu algum alívio económico com o fortalecimento da sua moeda, que durante o período em análise ajudou a reduzir os custos de importação.

Essencialmente, tal como o Gana, muitos países africanos dependem fortemente das importações de bens essenciais, como combustível, maquinaria, produtos farmacêuticos e até mesmo alimentos. Uma moeda fraca significa que estas importações se tornam significativamente mais caras, agravando a inflação e corroendo o poder de compra dos cidadãos.

A força da moeda é frequentemente vista como um indicador de estabilidade económica e gestão fiscal prudente.

O valor da moeda da Tunísia, Líbia, Botswana, Marrocos, Gana e Seychelles, em comparação com o mês anterior, aumentou. Enquanto o valor o da África do Sul, Namíbia e Lesoto diminuiu. A Eritreia permaneceu igual.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...