Desenvolvimento do Corredor do Lobito junta presidentes de Angola, EUA, RDC, Tanzânia e Zâmbia
O chefe de Estado norte-americano escala esta quarta-feira, 4, a cidade ferro-portuária do Lobito para participar numa cimeira sobre investimentos multilaterais para acelerar o desenvolvimento do Corredor do Lobito, juntamente com os Presidentes de Angola, República Democrática do Congo, Tanzânia e Zâmbia.
O presidente dos Estados Unido de América Joe Biden e o seu homólogo João Lourenço reuniram-se esta terça-feira, 3, no Palácio Presidencial onde abordaram questões relativas ao comércio, investimento e infraestrutura, segurança e estabilidade regional bem como o aprofundamento da cooperação entre os dois países.
Angola é o quarto maior parceiro comercial dos Estados Unidos na África subsaariana, com as trocas comerciais a ascenderem a 1,77 mil milhões de dólares em 2023.
Referir que, o governo norte-americano anunciou esta terça-feira, um fundo de 229.000 dólares para reabilitação do Museu da Escravatura, em Luanda, e o seu apoio à candidatura do corredor do Kwanza, rota por onde passaram milhões de escravos, a Património Mundial. Os anúncios foram feitos por ocasião da visita de Joe Biden a Angola, a primeira de um Presidente norte-americano a este país e a primeira a um país da África subsaariana desde 2015.