Descoberto petróleo e gás no Zimbabwe

A Invictus Energy, uma empresa australiana cotada em bolsa que explora petróleo e gás revelou, esta segunda-feira, dia 8, ter encontrado depósitos de ambos e de hélio na Bacia de Cahora Bassa, no norte do país.

Num comunicado, a empresa informou que os resultados de uma análise de amostras de perfurações realizadas no ano passado confirmaram “a presença de petróleo leve e gás natural condensado rico, com rácios de gás condensado estimados entre 30 a 135 barris por milhão de pés cúbicos.” Os resultados também mostraram a presença de gás hélio “em concentrações comerciais.” O hélio é utilizado na produção de semicondutores e de painéis de cristais líquidos (LCD).

A Invictus assinou o contrato de exploração, desenvolvimento e produção com o Zimbabwe em 2018 e planeia construir uma instalação de gás para energia para abastecer a rede nacional, num momento em que o país sofre graves interrupções de energia de até 19 horas por dia.

O governo do presidente Emmerson Mnangagwa assumirá até 60% da produção do projeto num acordo com a Invictus Energy. A descoberta pode levar à primeira produção de gás do Zimbabwe e ajudar a melhorar o fornecimento de energia num país atormentado por uma terrível escassez de eletricidade.

A Invictus planeia perfurar um segundo poço, Mukuyu-2, durante o terceiro trimestre deste ano. “O sucesso em Mukuyu-2 e a confirmação de uma descoberta significativa aumentarão ainda mais o valor de nosso portfólio de materiais”, disse McMillan, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

O governo do Zimbabwe ainda não teceu qualquer comentário sobre a descoberta. Poderão passar-se anos até que o Zimbabwe inicie a produção comercial de qualquer um dos depósitos. O vizinho Moçambique só começou a exportar gás natural liquefeito no ano passado, depois de ter descoberto reservas ao largo da sua costa em 2010.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...