Deputado da RENAMO nomeado embaixador de Moçambique na Argélia

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, nomeou para o cargo de embaixador na Argélia Eduardo Namburete, deputado da RENAMO, o principal partido da oposição.

Eduardo Namburete, docente na Escola de Comunicação e Arte da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), é um dos mais influentes quadros da RENAMO. Ocupa, desde Agosto de 2023, também o cargo de vice-presidente da Rede dos Parlamentares Africanos Contra a Corrupção (APNAC).

O político integrou delegações do principal partido da oposição nas negociações com o Governo para o fim dos confrontos entre as Forças de Defesa e Segurança e o braço armado da RENAMO.

De acordo com o portal Carta de Moçambique, a nomeação de Namburete “é vista, nalguns círculos, como fruto da influência de Mirko Manzoni, que em 2019 foi designado pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, como seu enviado pessoal para Moçambique.”

Manzoni prestou apoio na facilitação do diálogo entre o Governo moçambicano e a RENAMO, nomeadamente no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos antigos guerrilheiros.

Esta é a segunda figura da oposição a exercer um cargo de Estado, depois de Raul Domingos, ex-número dois da RENAMO, ter sido nomeado embaixador de Moçambique na Santa Sé, em 2022.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...