Decorre hoje o último adeus a Rui Mingas

O funeral do nacionalista angolano Rui Mingas decorre hoje, sexta-feira, dia 12, em Luanda no cemitério do Alto das Cruzes.

Antes disso, as cerimónias fúnebres de Rui Mingas, falecido no dia 4 em Lisboa, decorrem deste a tarde de quinta-feira no quartel principal do exército angolano.

No local, esteve o presidente João Lourenço, que rendeu homenagem “ao homem de múltiplas dimensões.” No livro de condolências, o Chefe de Estado, que se fez acompanhar pela mulher, Ana Dias Lourenço, expressou a sua “profunda consternação” pela morte de Rui Mingas.

Marcaram igualmente presença membros do Executivo, entre os quais o ministro da Cultura, Filipe Zau, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, presidentes dos tribunais superiores, o procurador-geral da República e dirigentes do MPLA, bem como muitos músicos.

Cidadãos de diferentes extractos sociais voltaram a enaltecer as qualidades de Rui Mingas como “cantor com uma excelente voz,” “teve uma grande participação para existência de nosso hino nacional”, “forte espírito patriótico”, “sentia necessidade de angolanos terem a sua pátria” e “quem está ligado à vida nacional é uma obrigação estar aqui”, foram algumas das frases ouvidas.

As homenagens ao nacionalista, artista, político, diplomata, desportista decorrem até meio da manhã desta sexta-feira. Ao final da manhã, a urna com os restos mortais segue para a Igreja do Carmo – Mingas foi aqui baptizado – onde vai decorrer a missa de corpo presente antes de sepultamento.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...