Criado elemento fundador do Banco Africano de Energia

A Organização Africana de Produtores de Petróleo (APPO) e o Banco Africano de Importação-Exportação (Afreximbank) assinaram hoje, terça-feira, dia 4, no Egipto, um acordo para a criação do Banco Africano de Energia (AEB), declarando-o aberto à assinatura de potenciais Estados membros.

A assinatura histórica do acordo de estabelecimento e da carta do AEB foi realizada entre o presidente do Afreximbank, Benedict Oramah, que é também membro do Conselho de Administração deste novo banco, e o secretário-geral da APPO, Omar Farouk Ibrahim.

“É uma grande honra testemunhar a criação do Banco Africano de Energia. Este momento marca um passo importante na marcha do nosso continente em direcção à independência energética e ao desenvolvimento sustentável”, afirmou, em comunicado, o ministro do Petróleo e dos Recursos Minerais do Egipto, Tarek El Molla, que presidiu ao evento.

Por seu turno, o presidente do Afreximbank referiu que “nestes tempos difíceis”, é preciso “encontrar o equilíbrio certo entre os imperativos da mitigação das alterações climáticas e a urgência de evitar convulsões sociais resultantes de condições económicas e financeiras cada vez mais difíceis em África.”

Contributo para um novo paradigma de energia

Reiterando que este novo banco é a resposta de África ao desafio financeiro iminente que a mudança de paradigma global dos combustíveis fósseis para as energias renováveis coloca à indústria do petróleo e do gás em África, o secretário-geral da APPO referiu que, “durante demasiado tempo, a indústria africana do petróleo e do gás esteve dependente do financiamento fora de África.”

Para Omar Farouk Ibrahim, “África não se pode dar ao luxo de abandonar o petróleo e o gás à pressa, enquanto a maioria da sua população vive sem acesso à energia.”

Segundo o comunicado, a cerimónia de assinatura marca o fim de dois anos de negociações e preparativos pelas duas partes, que assinaram um memorando de entendimento em Maio de 2022 para a criação do AEB.

O AEB foi estruturado como um banco independente e supranacional de desenvolvimento energético pan-africano, com um capital inicial de 5 mil milhões de dólares.

O Afreximbank é uma instituição financeira multilateral pan-africana, criada sob os auspícios do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e financiador dos Governos africanos e empresas privadas no apoio ao comércio inter-africano.

A instituição lançou, em 2023, na reunião anual realizada em Acra, no Gana, o Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidação (PAPSS, na sigla em inglês), que foi adoptado pela União Africana (UA) como a plataforma de pagamento e liquidação para apoiar a criação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA, na sigla em inglês).

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...