Côte d’Ivoire acolhe 60° aniversário do Banco Africano de Desenvolvimento

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) assinalou, terça-feira, dia 10, o seu 60.º aniversário em ceremónia que decorreu na cidade de Abidjam e presidida pelo Presidente da Republica da Cote d’Ivoire, Alassane Ouattara, que destacou o desempenho desta instituição bancária.

Na cerimónia de comemoração, o Chefe de Estado ivoiriense, referiu, citado numa nota de imprensa, que o “hoje, o desempenho do BAD desperta um sentimento de orgulho e esperança, particularmente, em termos de transparência e governação tendo sido reconhecido como a instituição mais transparente entre 50 instituições de desenvolvimento”.

O BAD, sustentou o estadista, manteve assim a sua classificação de crédito AAA e foi também eleita a melhor instituição financeira multilateral do mundo em 2021.

Alassane Ouattara sublinhou que em seis décadas de existência, o BAD tornou-se um actor-chave no desenvolvimento do continente, uma referência no desenvolvimento e financiamento de projectos que transformam as economias africanas.

A Côte d’Ivoire, referiu, país membro fundador e Estado que acolhe a sede do BAD viu o seu desenvolvimento consideravelmente acelerado graças ao apoio da instituição financeira pan-africana que passou de 460 milhões de dólares americanos em 2015 para 3,3 mil milhões de dólares americanos em 2023.

“Este aumento significativo no apoio do banco contribuiu largamente para o bom desempenho da economia marfinense”, ressaltou, o Chefe de Estado, observando que apesar deste bom desempenho, o BAD ainda deve fazer mais nas áreas do clima e da agricultura para conter as graves inundações, as numerosas perdas agrícolas e a fome em vários países africanos.

BAD é motor-chave

Por sua vez, o ministro da Economia, Planeamento e Desenvolvimento e governador do Banco Africano de Desenvolvimento da Côte d’Ivoire, Nialé Kaba, disse que desde a sua criação em 1964, o BAD tem sido um motor-chave do desenvolvimento económico e social transformação do continente africano, apoiando os países-membros nos esforços para reduzir a pobreza, melhorar as infra-estruturas e reforçar a resiliência económica.

Na sua visão, o BAD também desempenhou um papel fundamental na facilitação da integração das economias africanas nas cadeias de valor regionais e globais.

Por seu turno, o presidente do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, apontou que de 2015 a 2023, o apoio do BAD à Côte d’Ivoire aumentou de 460 milhões de dólares americanos para 3,3 mil milhões de dólares.

Para o responsável, este aumento significativo do apoio da sua instituição contribuiu largamente para o bom desempenho da economia marfinense.
“A Côte d’Ivoire pode e deve sempre orgulhar-se da decisão tomada há 60 anos de localizar a sede do BAD em Abidjan”, declarou, reforçandoque o impacto da presença e do seu trabalho é evidente em toda a Côte d’Ivoire”.

De 1964 a 2014, indicou, o BAD concedeu dois mil milhões de dólares, equivalente a (1.188,7 mil milhões de 7 F Cfa) à Côte d’Ivoire, beneficiando sectores como águas, saneamento, estradas e electricidade.

O evento que marcou as comemorações dos 60.° aniversário do BAD foi, igualmente, testemunhada pelo Primeiro-Ministro, Robert Beugré Mambé, presidentes de instituições nacionais, membros do Governo e do Gabinete Presidencial, do Corpo Diplomático, incluindo o embaixador de Angola na Côte d’Ivoire, Domingos Pacheco.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...