Costa do Marfim lança projecto de construção de metro
A Costa do Marfim encomendou na segunda-feira a construção de dois grandes projectos de infra-estruturas na capital económica Abidjan: o metro e a extensão do aeroporto internacional.
O lançamento da construção contou com a presença do Ministro da Economia francês Bruno le Maire, que assinou acordos incluindo o crédito para o projecto.
“O objectivo da minha visita é obviamente marcar o lançamento concreto da conclusão de grandes projectos de infra-estruturas aqui em Abidjan. ” afirmou o ministro francês.
“O metro é um dos maiores projectos de infra-estruturas do continente. É um projecto ambicioso, um projecto social que irá beneficiar milhões de pessoas em Abidjan”, acrescentou o ministro francês.
No final de 2019, um consórcio francês composto pelos grupos Bouygues Travaux Publics, Alstom, Colas Rail e Keolis tinha sido escolhido para construir a primeira linha de metro em Abidjan.
Na altura, França comprometeu-se a cobrir o contrato através da conjugação de empréstimos do Tesouro francês e financiamento privado garantido pelo governo francês. O custo da obra está estimado em 1,36 mil milhões de euros. A linha atravessará a metrópole da Costa do Marfim de norte a sul ao longo de 37 km, até ao aeroporto. As obras estão atrasadas, mas o governo espera que o metro esteja operacional até 2025.