Conferência sobre arquivos históricos reúne especialistas da CPLP

O Arquivo Nacional de Angola realiza, hoje e amanhã, a partir das 9h00, nas suas instalações, a conferência internacional sobre os arquivos históricos nos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Segundo uma nota dirigida à imprensa, este evento internacional vai decorrer sob o lema “Arquivos Históricos e Sustentabilidade: Políticas Públicas na CPLP”, tendo como grande objectivo promover um espaço de diálogo multicultural permanente entre as instituições do sector dos países da lusofonia.

O certame visa, igualmente, a partilha de boas práticas relacionadas com a digitalização, preservação, acesso ao acervo documental e à capacitação das instituições.

Para hoje, o discurso de abertura será proferido pelo ministro da Cultura, Filipe Zau, que estará ladeado pelo embaixador de São Tomé e Príncipe em Angola, Edmilson Cravid, em representação da ministra da Educação, Cultura e Ciências daquele país, pelo secretário de Estado da Arte e Cultura de Timor Leste, Jorge Soares Cristóvão, e pelo director de Acção Cultural e Língua Portuguesa, João Ima-Panzo, em representação do secretário executivo da CPLP.

Ainda nos primeiros momentos da abertura, está prevista a apresentação resumida da declaração de compromisso dos arquivos nacionais sobre a institucionalização da rede especializada da CPLP, bem como a assinatura da declaração de compromisso entre os arquivos.

A professora angolana Maria da Conceição Neto inaugura as comunicações, ao dissertar sobre “Velhos arquivos, novos problemas na infindável luta contra o esquecimento”.

A mesa de debates continua com Ana Flávia Magalhães Pinto, directora-geral do Arquivo Nacional do Brasil, que vai abordar o tema “Arquivos, Direitos Humanos e Reparação: caminhos para a cooperação internacional”. Iaguba Djaló, investigador e arquivista da Guiné-Bissau, tomará a palavra para debater “Desafios de políticas de preservação do património histórico-documental na Guiné-Bissau”, seguindo-se Joel de Lima, director do Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe, que vai debater o tema “Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe: Intercâmbio e a Sustentabilidade documental”.

José Maria Borges Tavares, presidente do Arquivo Nacional de Cabo Verde, é o orador do tema “Os Projectos de Cooperação entre o IANCV e os Arquivos da CPLP”, e finaliza o primeiro painel Constança de Ceita, directora-geral do Arquivo Nacional de Angola, que traz “Uma Reflexão sobre o Novo Arquivo Nacional de Angola”.

No segundo painel, Silvestre Lacerda, director-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, vai falar sobre a cooperação desenvolvida pelo seu organismo no âmbito dos arquivos da CPLP. João Batista Fenhane, director-geral da Biblioteca Nacional de Moçambique, será o orador do tema “Instituições de Arquivo de Moçambique: Percursos e desafios no contexto da CPLP”, seguindo-se Domingas Rodrigues, chefe de Departamento de Arquivística e Arquivo Oral do ANA, que vai falar sobre “Implementação de Sistema Nacional de Arquivos, Desafios e Constrangimentos”.

O primeiro dia encerra com a comunicação “Rede de Arquivos Históricos da CPLP”, animada por Rosa Paes, técnica da Direcção de Acção Cultural e Língua Portuguesa, responsável pelo Arquivo Histórico da CPLP.

Para amanhã, estão reservados momentos para a discussão e aprovação do plano de actividade com os responsáveis de arquivos nacionais da CPLP, e duas oficinas, respectivamente, sobre práticas e tecnologias para a digitalização de documentos históricos e sobre políticas e técnicas para a preservação e restauro de documentos e arquivos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...