Companhia nigeriana de petróleos vai investir na Refinaria do Lobito

O empresário nigeriano Aliko Dangote, um dos homens mais ricos do mundo, sendo o primeiro em África, de acordo com a revista Forbes, anunciou, terça-feira, em Luanda, que vai investir em Angola nos sectores do Petróleo, Gás, Agricultura e Manufactura.
O nigeriano, de 67 anos, cuja fortuna está estimada em 12,4 biliões de dólares, manifestou a intenção aos jornalistas, à saída de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta.
Aliko Dangote não precisou quanto pensa investir em Angola, mas assegurou que os resultados dos investimentos se vão reflectir no bem-estar da população angolana.
“Na verdade, não se trata de quanto, mas, sim, o tipo de investimento que se vai fazer, que vai determinar o montante a ser investido e que deve resultar no bem-estar da população”, destacou Dangote.
O multimilionário adiantou que os investimentos vão incidir sobre a produção de açúcar, cimento e petróleo e gás, sendo que em relação à última área a atenção recai para a Refinaria do Lobito, em Benguela.
“Estamos a falar, especificamente, em trabalhar em conjunto com a Sonangol e ver como é que podemos contribuir para o projecto da Refinaria do Lobito”, destacou o empresário nigeriano.
Aliko Dangote ressaltou a presença de recursos minerais em Angola, muitos dos quais disse coincidirem com os presentes também no seu país. “Então, é uma das áreas em que podemos trabalhar, porque há muito gás que, muitas vezes, não é utilizado, é desperdiçado”, disse o empresário, para quem este gás constitui uma oportunidade para alavancar as relações comerciais.
Segundo o jornal de angola, Aliko Dangote, destacou a melhoria do ambiente de negócios em Angola, sublinhando ser importante que os empresários e investidores africanos invistam no país.
“Acredito que com as transformações ocorridas em Angola, sob a alçada do Presidente João Lourenço, julgamos ser importante que nós como empresários e investidores africanos possamos vir ajudar a realizar este desiderato”, aclarou.
Aliko Dangote disse ter aproveitado o encontro de cortesia para felicitar o Presidente João Lourenço e encorajá-lo pelos sucessos alcançados pela sua Administração.
O magnata é o dono do Dangote Group, um grande conglomerado económico da Nigéria, que actua em múltiplos sectores industriais, sendo os principais produtos de venda o açúcar, refrigerantes, arroz, batata, farinha e cimento, assim como actua, também, no sector petrolífero e do seguro bancário.
Com presença, sobretudo, na Nigéria, Ghana, Benin, Togo e África do Sul, o Dangote Group é uma das maiores instituições privadas de África, com um lucro mensal de mais de 350 milhões de dólares, segundo dados de 2011.