China apresenta em Cabo-Verde projectos de Cooperação e Desenvolvimento

Uma delegação do Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China – Países de Língua Portuguesa encontra-se, desde ontem, segunda-feira, dia 22, de visita a Cabo-Verde.

Os responsáveis chineses apresentaram à Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) o projecto de financiamento de aproximadamente 917 mil milhões de euros.

O Presidente da CCS, Marcos Rodrigues, reconhece que não tem sido fácil para as empresas cabo-verdianas aceder aos fundos internacionais. “As empresas cabo-verdianas ainda não beneficiaram nada deste fundo. Referiram há pouco que quem mais beneficiou deste fundo foi o Brasil. Nós compreendemos muito bem a dimensão, as oportunidades, e muitas vezes estes fundos não estão desenhados para economias tão pequenas como a de Cabo-Verde. Mas é nosso dever e obrigação poder dizer-lhes também que estas economias, à partida muitas vezes incipientes, podem gerar grandes oportunidades a médio prazo”, referiu o responsável da CCS à RDP África. Para isso, diz Marcos Rodrigues, é preciso mobilizar parcerias internacionais e apoiar o tecido empresarial do país.

“Não é fácil, para uma economia como a nossa, que tem várias dificuldades, onde as empresas não têm praticamente recursos, quando os fundos impõem muitas vezes que é preciso fazer um esforço bastante grande das empresas para eles porem a outra parte. É o mercado e nós estamos nesta caminhada a tentar encontrar os melhores parceiros, as melhores propostas, para alavancar o tecido empresarial nacional.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...