Chefes de Estado da África do Sul, Zâmbia, Zimbábue e RDC na capital angolana
Os Presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, da Zâmbia, Hakainde Hichilema, e do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, e da RDC, Félix Tshisekedi, chegaram, este sábado, na capital angolana, para participarem da Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que se realiza hoje.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, os estadistas receberam cumprimentos de boas-vindas do ministro das Relações Exteriores, Téte António, e de outros diplomatas angolanos.
A Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo vai analisar a situação política e de segurança na República Democrática do Congo.
A decisão da cimeira extraordinária foi convocada pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na sua qualidade de Presidente em Exercício da SADC.
A República Democrática do Congo enfrenta desafios de segurança na sua região leste, há vários anos, e em Dezembro próximo realizará eleições gerais. Estes são dois temas cruciais que os Estados da sub-região agrupados na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral pretendem abordar com a pertinência e a sensibilidade que suscitam.