Chefe da diplomacia ucraniana chega a Luanda para conversações oficiais

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Andrii Sybiha, inicia, hoje, uma visita de dois dias a Angola, no âmbito de um périplo por países africanos e do mundo.

O Ministério das Relações Exteriores confirma, em nota citada pelo Jornal de Angola, a presença do chefe da diplomacia ucraniana a Luanda, informando que está prevista, para a tarde de hoje, conversações oficiais entre as delegações dos dois países.

No dia 15 deste mês, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o homólogo ucraniano mantiveram uma conversa telefónica, durante a qual discutiram o incremento das relações entre os dois países nos mais variados domínios.

Nas funções desde o mês passado, em substituição de Dmytro Kuleba, Andrii Sybiha é diplomata de carreira e já exerceu o cargo de vice-ministro no mesmo departamento ministerial.

As relações diplomáticas entre os dois países estabeleceram-se em 1994, após a Independência da Ucrânia, na sequência do colapso da União Soviética, em 1991.

De acordo com a Lusa, Andrii Sybiha visita Angola, um dia depois de passar por Omã. Depois de deixar Luanda, onde também tem agendado um encontro com os ucranianos que vivem em Angola, desloca-se, nop sábado, ao Egipto, tendo na agenda conversações com altos funcionários e com a liderança da Liga dos Estados Árabes.

No domingo e na segunda-feira, Andrii Sybiha desloca-se à África do Sul, onde vai encontrar-se com autoridades sul-africanas, empresários e a comunidade ucraniana em Joanesburgo.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...