Carteira de investimentos do BAD em Angola atingiu mil milhões USD em 2019

A carteira de investimentos do Banco Africano de Desenvolvimento em Angola saiu dos 50 milhões de dólares em 2012 para 1.000 milhões de dólares em 2019.

A carteira de investimentos do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Angola saiu dos 50 milhões de dólares em 2012 para 1 000 milhões de dólares em 2019, segundo informações avançadas esta semana pelo representante da instituição no país, Pietro Toigo.

O responsável, que falava durante a 7ª edição do “África Energy Market Place (AEMP)”, assinalou o alargamento “bastante forte” de financiamento nesse período, dando nota que a instituição investiu 500 milhões de dólares, nos últimos cinco anos, no sector energético.

Toigo garantiu a contínua aposta do BAD nas acções de diversificação da economia angolana, tendo prometido o alargamento da carteira de investimentos ao sector privado em Luanda, sobretudo nos próximos dois anos, salientando que uma pequena porção dos mil milhões de dólares foi direccionada para este segmento.

Para o representante do BAD no país lusófono, o sector energético angolano, onde foram investidos 500 milhões de dólares nos últimos cinco anos, particularmente no sistema de distribuição, é prioritário para a instituição que representa.

Pietro Toigo disse ainda que os investimentos do BAD estão centrados na conexão do sistema eléctrico norte ao sistema da região sul de Angola, “pelo facto de o país possuir actualmente quatro sistemas energéticos independentes”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...